Skip to content

Império – principais abordagens para o Enem

Olá, vestibulando! Você já estudou sobre Império na sua preparação para o Enem? Esse tema é muito comum de ser cobrado em prova, e por isso é essencial que você não deixe de estudá-lo. Afinal, o seu maior propósito é ser aprovado, não é mesmo?

Esse tema é bastante antigo, e por isso muitos estudantes têm preguiça de estudá-lo. Mas para obter a tão sonhada aprovação é necessário fazer um pouco de esforço para conseguir entender esse assunto.

Para te ajudar a estudar com mais ânimo, na matéria de hoje preparamos um resumão sobre Império que fará você entender tudo sobre esse assunto em um piscar de olhos! Então, confira o post e saiba mais.

O que pode cair no Enem?

Meu caro vestibulando, existem alguns tópicos da matéria sobre Império que possuem grandes chances de cair na sua prova, e por isso é essencial que você os estude para conseguir a sua aprovação.

É necessário que você saiba, de forma aprofundada, os seguintes tópicos sobre o período do Império:

  • Independência do Brasil;
  • Primeiro Reinado;
  • Elaboração da nova constituição;
  • Império do café;
  • Movimento republicano;
  • Poder moderador;
  • Confederação do Equador;
  • Fim do primeiro reinado.

Além de estudar esses tópicos, é necessário que você tenha uma visão crítica sobre os assuntos que envolvem o período do Império. Por isso, se você encontrar pontos negativos sobre essa época, formule o seu posicionamento e disserte sobre o mesmo, pois isso pode te ajudar na resolução das questões – e até mesmo na redação, já que a mesma deve ser feita no modelo dissertativo-argumentativo. 

Esse assunto é curto, por isso não é necessário se desesperar. Leia com calma todos os tópicos, afinal esses podem cair na sua prova, e é preciso sabê-los de forma aprofundada para acertar a questão – você já viu o tamanho dos textos do Enem? É preciso ter um amplo conhecimento para entender os enunciados e resolver as questões.

Agora é o momento de entender de forma mais aprofundada, através do resumão, todos os tópicos que passamos para estudar sobre o período imperial. Vamos lá?

Império: resumão

No século XVIII, Napoleão Bonaparte tornou-se líder na França, e isso impediu que diversos países mantivessem algum tipo de relacionamento econômico com os britânicos, o que afetou o país português. Além dessa problemática, Portugal estava sendo ameaçada de invasão, e por conta disso D. João e sua corte “fugiram” para o Brasil. 

Nesse mesmo período, por conta de pressões externas e internas, D. João foi obrigado a assinar a abertura dos portos, o que facilitou a independência do Brasil, já que através dessa assinatura foi determinado o fim do pacto colonial.

Além do fim do pacto colonial, os tratados de 1810 também ajudaram o Brasil a se tornar independente, já que através disso o Brasil passou de colônia para Reino Unido de Portugal. Após a volta de D. João para Portugal, e a tomada de poder de D. Pedro como regente, tudo estava caminhando para o Brasil torna-se independente. 

E no dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro declamou o “Grito do Ipiranga” e declarou o Brasil independente de Portugal. Foi a partir disso que nasceu o período do Brasil Império.

Agora vamos estudar de forma mais aprofundada esse período. Mas de antemão, adianto: o Império foi um período que transformou a história do Brasil.

Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado foi um período repleto de confusões: ocorria bastante disputa entre Pedro I e a elite aristocrática brasileira. Isso porque os portugueses queriam manter um poder centralizado, enquanto a população brasileira lutava pela redução do poder do imperador.

O desfecho dessa história resultou na anulação da constituinte pelo regente Pedro I, e no desenvolvimento de uma constituição elaborada pelos parceiros políticos do imperador. E tudo isso tornou Pedro I ainda mais forte.

A resposta da população brasileira veio através da Confederação do Equador em que ocorreram diversas revoltas que fizeram D. Pedro abdicar do trono devido à luta da população brasileira e seus aliados. Assim, se deu o fim do primeiro reinado. 

Período do café

A produção do café tornou o Brasil bastante forte economicamente, e por isso o país teve uma grande ascensão em sua economia no período do século XIX ao XX. Tudo isso deu abertura para o Brasil adentrar no mercado mundial.

Nesse período de grande produção de café, o Brasil começou a modernizar-se, e aos poucos a mão de obra escrava foi substituída pelo modelo de trabalho assalariado, e o modo de vida da população foi se modificando. Através disso, o país começou a dar os seus primeiros passos rumo ao capitalismo. 

Por meio de diversos acontecimentos, como a formação de partidos, a disputa pelo poder, a assinatura da lei-áurea, o crescimento do trabalho assalariado e a expulsão da família Bragança, Marechal Deodoro instaurou a República no país, e assim deu-se o fim do período imperial.

Interessante, não é mesmo? A história de independência do Brasil foi decorrente de muitas brigas externas, o que ajudou o país a torna-se independente de Portugal mais rapidamente.

É válido salientar que, até os dias atuais, o Brasil ainda tem marcas profundas geradas pelo período de colonização e pela época imperial. Atualmente, o modelo da nossa administração pública ainda não se desvinculou totalmente do período patrimonialista. Por isso, ainda há profundos casos de corrupção, nepotismo e compra de votos, por exemplo.

Além disso, grande parte da população ainda não participa diretamente da tomada de decisão dos grandes políticos, por conta da falta de consciência em relação à importância da gestão participativa de uma cidade. Por isso, é necessário compartilhar conhecimento em relação à política e as ações dos grandes governantes.

E aí, meu caro vestibulando? Gostou da matéria de hoje? Continue acompanhando o nosso site, pois compartilharemos ainda mais artigos sobre o Enem e as matérias que provavelmente cairão na sua prova.

Assim fica mais fácil você conseguir a tão sonhada aprovação em uma Universidade Federal ou conseguir aquela maravilhosa bolsa de estudos. Então, não deixe de ler os nossos artigos! Até mais!